top of page
Buscar

6 Cantoras Soprano para se inspirar

  • Foto do escritor: Natália Glanz
    Natália Glanz
  • 29 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de out. de 2024


Gal Costa

Em tudo que fazemos, temos achar bons exemplos para nos servir de inspiração e referência.


Dentre as classificações vocais de cantoras, nós temos - das mais agudas para as mais graves: Soprano, Mezzo-soprano e Contralto.


No canto popular essas classificações não são tão importantes e nem sempre é tão simples classificar um cantor, mas aqui vão algumas cantoras com vozes mais agudas que eu admiro:



  1. Barbra Streisand


Barbra Streisand





















Cantora, compositora, atriz, produtora e diretora norte-americana Barbra Streisand nasceu no dia 24 de abril de 1942, em Nova Iorque. Vencedora de dois Oscars – tendo sido indicada a três –, a artista divide com Cher o privilégio de ter sido uma cantora premiada com o Oscar de Melhor Atriz.


Além disso, Streisand já acumulou 8 Grammy Awards e 4 Emmy's. Com carreira bem sucedida, a norte-americana tem mais de 70 milhões de discos comercializados nos Estados Unidos e 140 milhões vendidos em todo o mundo. (Fonte: antena1.com.br).


  1. Ariana Grande


Ariana Grande














Ariana Grande-Butera, mais conhecida pelo nome artístico, Ariana Grande, nasceu em uma cidadezinha localizada na costa sudeste da Flórida, Boca Raton e marcou sua inserção no mundo artístico com apenas 15 anos, quando fez sua estreia na Broadway em um musical chamado “13” no ano de 2008.


Mas sua visibilidade se iniciou de fato quando foi escalada como uma das personagens principais de uma sitcom norte-americana chamada “Victorious” no canal de entretenimento juvenil “Nickelodeon”. Não demorou muito para a voz sem igual e o talento incrível dela ser notado por milhares de pessoas, com isso chamou a atenção da gravadora Republic Records, com a qual ela assinou seu primeiro contrato na carreira musical em 2011. (Fonte: antena1.com.br).


  1. Gal Costa


Gal Costa



















Estreou como cantora em junho de 1964, no show “Nós, por exemplo”, que marcou a inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador, atuando ao lado de Caetano Veloso, Tom Zé, Maria Bethânia, Djalma Correa, Alcivando Luz, Pitti, Fernando Lona e Gilberto Gil.


Sua primeira participação fonográfica foi no LP “Maria Bethânia” (RCA), cantando ao lado da amiga, que também estreava em disco LP (já havia gravado alguns compactos), a composição de Caetano Veloso “Sol negro”. Ainda em 1965, gravou seu primeiro compacto, pela gravadora RCA, contendo as músicas “Eu vim da Bahia”, de Gilberto Gil, e “Sim, foi você”, de Caetano Veloso. (Fonte: dicionariompb.com.br).


  1. Sarah Brightman

    Sarah Brightman

Cantora inglesa, fez a sua estreia no teatro com apenas 13 anos e aos 18 juntou-se aos Hot Gossip, o grupo de dança de Arlene Philips, com o qual gravou o êxito "I Lost My Heart To A Starship Trooper" (1978).


Fez parte do elenco original da peça de teatro Cats, e, em 1984, casou-se com o autor e compositor Andrew Lloyd Webber. Nesse período tornou-se uma das principais figuras do teatro musical inglês, ao mesmo tempo que apurava a sua voz no Royal College Of Music. (Fonte: infopedia.pt).


  1. Kate Bush


    Kate Bush

Kate Bush nasceu em 1958 em uma região próxima a Londres, e começou a engatar na carreira musical na década de 1970. Sua jornada para o sucesso, porém, teria início em 1974-1975, após ela conhecer David Gilmour, o guitarrista da banda Pink Floyd, que auxiliaria no financiamento das primeiras gravações da artista.


Foi com essa ajuda que o caminho para sua estreia nas grandes paradas foi construída, e em 1978, com 20 anos, seu primeiro álbum, The Kick Inside, foi lançado — uma das faixas, Wuthering Heights, música que traz referências a obra literária O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte. A trilha se tornaria um dos principais sucessos da artista, ficando no topo das paradas britânicas por quatro semanas consecutivas. (Fonte: showmetech.com.br).


  1. Mariah Carey


Mariah Carey














Nasceu em 27 de março de 1969, na cidade de Huntington., filha de Alfred Roy Carey, engenheiro aeronáutico venezuelano, e Patricia Carey, cantora de ópera e treinadora de voz. Desde cedo, a música teve uma forte influência na vida de Mariah, que tinha apenas 2 anos quando começou a impressionar sua mãe ao imitar seu canto operístico. Aos 4 anos, ela já fazia aulas de canto e começou a desenvolver sua impressionante extensão vocal.


A ascensão de Mariah Carey ao estrelato começou em 1990, com o lançamento de seu álbum de estreia autointitulado, Mariah Carey. O disco rapidamente alcançou o topo das paradas, impulsionado por sucessos como Vision of Love e Love Takes Time. (Fonte: letras.mus.br).



Quem mais deveria estar nessa lista?

 
 
 

Comentários


bottom of page